X SLIJ – 2024


O X Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (X SLIJ) e do VII Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (VII SELIPRAM): Viver espaços e tempos de mediação acontecerá na Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade, Florianópolis, no período de 05 a 07 de junho de 2024, congregando pesquisadores envolvidos com o estudo da leitura, das práticas educativas construídas em diálogo com a literatura infantil e juvenil e formação do leitor literário.

O evento é organizado pelo LITERALISE – Grupo de Pesquisa em Literatura Infanil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (UFSC/CNPq), com envolvimento do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/UFSC), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP/UFSC), e do Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia/UFSC. Conta com o apoio institucional dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC) e Programas de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PPGET/UFSC), grupos de pesquisa e projetos de extensão da UFSC, UDESC, Faculdade Municipal de Palhoça e o com o apoio de editoras locais e nacionais.

Vale, ainda, demarcar que as edições de 2009, 2012, 2014 e 2016 contaram com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e em 2014, 2016 e 2019 com o apoio da SECULT/SECARTE/UFSC.

Esperamos continuar com a trajetória exitosa e o reconhecimento do evento como um dos mais importantes, em nível nacional e internacional, no que diz respeito às discussões sobre a literatura infantil e juvenil.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Congregar professores de Educação Básica, em formação continuada e inicial, bem como pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos em pesquisas sobre literatura infantil e juvenil, em particular aqueles cujas investigações relacionam-se à produção literária para crianças e jovens, às práticas educativas construídas em diálogo com a literatura infantil e juvenil em às práticas de mediação da leitura literária.

Objetivos Específicos

  • Fomentar a cultura, produção científica e artística no campo da literatura infantil e juvenil na UFSC e na comunidade externa a ela, por meio de um evento de visibilidade internacional.
  • Propiciar a reflexão e a análise de questões teórico-práticas e aplicadas relacionadas à pesquisa em literatura infantil e juvenil.
  • Possibilitar a divulgação de estudos teóricos e de práticas que possam contribuir para releituras com diferentes enfoques e abordagens postos sobre esse objeto de pesquisa.
  • Aproximar o professor-leitor de escritores e suas respectivas produções literárias para ampliação de conhecimentos sobre a literatura infantil e juvenil.

DATAS IMPORTANTES:


PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, 05 de junho
Período Matutino
Conferência de Abertura

Período Vespertino
Mesa 1 e Mesa 2
Sessão de Lançamento de Livros e Autógrafos 

Quinta-feira, 06 de junho
Período Matutino
Mesa 3, Mesa 4
Exposição de Pôsteres

Período Vespertino
Mesa 5
Conferência
Exposição de Pôsteres
Sessão de Lançamento de Livros e Autógrafos

Sexta-feira, 07 de junho
Período matutino e vespertino
Simpósios Temáticos – Sessões de Comunicação

Sábado, 08 de junho
das 9h às 18h
“LINGUAGENS & LUDICIDADES:O LIVRO BRINCANTE NA LITERATURA”
3º Encontro do grupo
“Olhar e gesto de descoberta: reflexões sobre os multiversos da literatura de infância”
coordenado pela Dra. Juliana Pádua S. Medeiros


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO

O evento tem como temática central a literatura infantil e juvenil, isto é, a literatura que circula no mercado editorial brasileiro e internacional tendo como público prioritário crianças e jovens, e as práticas de mediação da leitura literária. 

Taxa de inscrição:
R$ 100,00 apresentação de comunicação
R$ 50,00 pôster

Cada um dos/das autores/as / co-autores/as deverá realizar o pagamento da Taxa de Inscrição a partir do dia 13 a 20 de abril 08 de maio de 2024. Para efetuar o pagamento, clique aqui.

Comunicação:

  • Até três participantes
  • Apresentação oral em torno de uma pesquisa desenvolvida ou em desenvolvimento.
  • Cada apresentação terá duração de 15 minutos, mais 10 minutos para debate e perguntas. 
  • Essa modalidade de apresentação destina-se a mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. 
  • Cada autor/a poderá apresentar um trabalho como autor e/ou um trabalho como co-autor.
  • A apresentação da comunicação aprovada será realizada no dia 07 de junho de 2024, em horário divulgado no site do Literalise, com ordem de apresentação definida pela Coordenação do Simpósio Temático.

Pôster:

  • Até quatro participantes
  • Essa categoria de exposição destina-se a estudantes de ensino médio envolvidos em/com pesquisa (PIBIC/EM), graduandos, graduados e professores da Educação Básica.
  • Não há limite de trabalho por autor/a.
  • A exposição dos pôsteres aprovados será realizada no dia 06 de junho de 2024.
  • A medida do pôster é de 1,20m de altura e 80cm de largura.

CONFIGURAÇÕES DO RESUMO – COMUNICAÇÕES E PÔSTERES

O resumo, que será preenchido diretamente no formulário de inscrição, deve ser apresentado em forma dissertativa, de maneira clara e concisa, contendo o tema do trabalho, objetivo, fundamentação teórica (sem citação bibliográfica) e conclusões, mesmo que parciais. Deverá conter de 250 a 300 palavras. Última última pergunta do formulário solicitará de três a cinco palavras-chave.

TEXTO INTEGRAL – COMUNICAÇÕES E PÔSTERES

Os arquivos devem estar no formato “doc” ou “docx” (documento de word) e vir com o nome do autor do trabalho seguido de TEXTO INTEGRAL. (ex.: Maria da Silva – [TEXTO INTEGRAL])

Data limite para o envio do texto integral: 10 de junho de 2024

Configurações:
a) Fonte Arial, corpo 12; espaço entre as linhas 1,5; adentramento de parágrafo 1,25; texto justificado;
b) Configuração da página: margem de 3,0 cm (superior, inferior, direita, esquerda); tamanho da folha: A4; número de páginas: de 5 a 8 (pôster), de 08 a 12 (comunicação oral), incluindo as referências;
c) Título em negrito, centralizado; à direita, indicação da autoria, nome e sobrenome (e instituição de origem entre parênteses);
d) Notas de rodapé: recomenda-se a utilização da seguinte norma: SOBRENOME, ano de edição, número de páginas. Ao final do artigo, referências com todos os dados da obra citada, seguindo as normas da ABNT.

Obs. A apresentação oral e o texto escrito podem ser em Português ou Espanhol.

Os Anais serão em formato de e-book e estarão instalados na página do Literalise – Grupo de pesquisa em literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (UFSC), do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (NDI/UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (UNISUL). 


No sábado, 08 de junho de 2024, das 9h às 18h, acontecerá o terceiro encontro presencial do grupo de estudo “Olhar e gesto de descoberta: reflexões sobre os multiversos da literatura de infância”, coordenado pela Dra. Juliana Pádua S. Medeiros.

O evento gratuito “LINGUAGENS & LUDICIDADES: O LIVRO BRINCANTE NA LITERATURA” — em parceria com o X Seminário de Literatura Infantil e Juvenil & VII Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária — é uma organização dos grupos de pesquisa GEPLIJ (UNIFESSPA) e LITERALISE (UFSC).

Nesta ação formativa, que tem por objetivo refletir sobre o potencial dos livros brincantes na formação leitora, acontecerão rodas de conversa com educadores, pesquisadores, escritores, ilustradores, designers, editores, produtores culturais, entre outros convidados.


A Comissão Organizadora do X Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (X SLIJ) e VII Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (VII SELIPRAM) abre inscrições para monitoria voluntária do referido evento, a ocorrer entre os dias 05, 06 e 07 de junho de 2024, na Universidade Federal de Santa Catarina.

1 – Das vagas
Serão disponibilizadas vagas para monitoria de sala de aula, de auditório e espaços de exposição, bem como de auxílio à Comissão Organizadora do evento.  

2 – Da Candidatura
Poderão se candidatar às vagas de monitoria voluntária estudantes regularmente matriculados nas universidades envolvidas no evento ou membro de grupos de Pesquisas. Estudantes com interesse deverão ter disponibilidade para participar das atividades nos horários estabelecidos pela comissão de monitoria.

3 – Das Atividades
Deverão cumprir, quando solicitado, com as seguintes atividades: I – acompanhar e auxiliar as atividades de rotinas do evento, incluindo as apresentações culturais; II – preparar e organizar espaços utilizados pelo evento; III – auxiliar palestrantes nos espaços indicados para tal; IV – auxiliar participantes de trabalhos na modalidade comunicação oral e/ou pôsteres; V – auxiliar com a documentação do evento.

4 – Das Inscrições
A inscrição deverá ser realizada até o dia 15/05/2024.

5 – Da Seleção
A seleção para a monitoria voluntária será feita com base na disponibilidade de horários da/do estudante. A reunião informativa sobre a monitoria acontecerá terça-feira, 21 de maio de 2024, às 9 horas, na Sala Aroeira no Centro de Eventos na UFSC.

6 – Outras Providências
Ao final do evento as/os monitoras/es receberão certificado de participação, constando as horas que desempenharam durante a realização das atividades.


ST 1) Literatura infantil e juvenil: múltiplas linguagens e ensino

Coordenação: Diógenes Buenos Aires de Carvalho (UESPI), Gabriela Rodella (UFSB) (UERJ), Fernando Oliveira (UFSP), Chirley Domingues (Unisul), Rosane Cardoso (UNICS), Priscila Finger do Prado (UFSC)

Este simpósio propõe-se como espaço social de discussão compartilhada de indagações teóricas, escritas memorialísticas, estudos comparados e propostas pedagógicas, decorrentes de pesquisas concluídas ou em andamento, explicitamente atinentes às inter-relações entre literatura infantil, múltiplas linguagens (de natureza verbal, visual, sonora, de sinais, tátil etc.) e ensino. Entende que a literatura infantil é frequentemente multissemiótica ou sincrética, de natureza muitas vezes híbrida, e que, portanto, coloca desafios às práticas pedagógicas que têm em vista a educação literária, haja vista que a formação de professores de língua e literatura e de mediadores de leitura literária, na história da educação brasileira, parece supor uma centralidade da/na linguagem verbal. Espera-se, pois, pôr em circuito trabalhos que deem a ver os sujeitos, as textualidades, os objetos, os suportes, as práticas, os contextos  e as políticas concernentes às múltiplas linguagens da/na literatura infantil – incluindo  nessa discussão o livro informativo e o gênero dramático – no bojo de programas, projetos, ações e experiências de ensino e, dessa maneira, por meio das discussões realizadas, contribuir para a produção e socialização de conhecimentos especializados no campo. 

Palavras-chave: Literatura infantil. Linguagens. Ensino.


ST 2) Literatura infantil e juvenil contemporânea: estudo das mídias, linguagens e tecnologia

Coordenação: Alice Atsuko Matsuda (UTFPR – Campus Curitiba), Edgar Kirchof (Ulbra), Fabiane Verardi (UPF), Douglas Menegazzi (UFSC), Elika da Silva (PMF/UFSC), Waleska Regina Becker Coelho de Franceschi (PMF/UFSC)

Percebe-se uma vasta produção editorial, tendo como foco o leitor infantil e juvenil, em vários níveis de literariedade (dos artísticos aos utilitários), empregando várias linguagens e recursos da mídia. No entanto, verifica-se a necessidade de realizar pesquisas tanto teóricas e críticas, quanto voltadas para a questão da leitura e formação do leitor para se compreender como se dá a produção, veiculação e recepção das obras voltadas para esse leitor contemporâneo, midiático. Para tanto, estudos que contemplem tanto as origens desse gênero, quanto o definam do ponto de vista estético e estrutural, levantamento de autores e obras teóricas que tratam da ciberliteratura para análise crítica de obras da literatura que integram diferentes linguagens em busca de uma única significação como estudo das relações verbo-visuais nos textos literários hipermidiáticos contemporâneos, tendo em vista a emergência de múltiplas semioses que constituem esses textos (cor, som, imagem), são bem-vindos. Além disso, pesquisas que se voltem para sua relação com a formação do leitor e/ou com mercado editorial, bem como com sua inserção em âmbito escolar com intuito de traçar o perfil do leitor infantil e juvenil do século XXI para analisar de que forma se dá a leitura dos textos literários hipermidiáticos ou não e em que isso implica na formação do leitor competente interessam também para a discussão.

Palavras-chave: Literatura Infantil e juvenil. Ciberliteratura. Recepção.


ST 3) A palavra poética, contação de histórias e mediação de leitura

Coordenação: Ilsa do Carmo Vieira Goulart (UFLA), Renata Junqueira de Souza (UNESP/Presidente Prudente), Flávia Ramos (UCS), Priscila Freitas (UFSC), Rosiane Machado (NDI/UFSC) e Rosilene Silveira (LITERALISE/UFSC)

Se a sociedade contemporânea normatiza comportamentos e corpos, poesia é transgressão à norma, ao esperado, despertando sensibilidades que redimensionam a vida, horizontes apenas vislumbrados através, e fundamentalmente, da palavra. Quando o homem se despe da linguagem que lhe engessa a alma e esteriliza seu pensar, que o confrange a dizer o já dito e o imobiliza, a poesia brilha. Este simpósio objetiva apresentar uma reflexão acerca da poesia destinada às crianças e jovens. Destarte, comunicações que abordem questões relacionadas à leitura, à recepção e ao ensino de poesia  para crianças e jovens são bem-vindas. Incluem-se, aqui, estudo sobre os diferentes tipos de suporte do texto poético na contemporaneidade, bem como sobre os diversos gêneros poéticos  – sejam eles em termos de análise do texto literário ou na relação de recepção com seus leitores preferenciais. Consideram-se ainda pertinentes, à proposta do simpósio, estudos multidisciplinares cuja abordagem se enriquece através do diálogo firmado com outros discursos do saber, como Educação, Psicologia, Psicanálise, História, Mitologia, Semiótica, Artes, Literatura popular e, especificamente, Linguísticas, Literaturas, teorias ligadas às representações de leitores e de práticas de leitura.

Palavras‐chave:  Poesia. Recepção. Multidisciplinaridade.


ST 4) Literatura infantil e suas diferentes materialidades

Coordenação: Juliana Pádua Medeiros, Luis Girão, Diana Navas, Maria Laura P. Spengler (LITERALISE), Zâmbia Osório dos Santos (PMF/UFSC), Lilane Maria de Moura Chagas (UFSC)

A literatura infantil se manifesta por diversos gêneros e suportes. Os gêneros valem-se de linguagem verbal e visual e se dão a ler por meio de determinado suporte que lhe confere determinada materialidade. O texto literário que chega ao leitor é acompanhado de paratextos que podem atuar no processo de leitura. Entendemos que a presença da literatura contribui para o desenvolvimento de diferentes habilidades presentes no ato de ler e que precisam ser fomentadas desde a mais tenra idade. Houve na última década crescente produção de livros para crianças de 0 a 5 anos, como livros brinquedos, livros de pano e de plástico, poesias infantis, livros cartonados e livros com cheiro e com estimulação sonora – musical ou com ruídos incidentais. Editores, autores e ilustradores também têm ampliado os gêneros literários voltados para crianças que se encontram nas séries iniciais do Ensino Fundamental, disponibilizando no mercado livros de contos de fadas, lendas, cordel para crianças, histórias em quadrinhos, poesia, livros em séries para todos os públicos. Este simpósio tem como proposta reunir (a) discussões acerca da natureza da literatura infantil contemporânea (constituição, suporte e paratextos), (b) experiências de ensino e práticas da leitura do texto literário, envolvendo diversos gêneros e tipos (do livro brinquedo aos livros em séries), e suportes destinados a crianças.

Palavras-chave: Literatura infantil. Ilustração. Estratégias de leitura. Mediação. Suporte. Materialidades.


ST 5) Literatura infantil e juvenil e a educação das relações étnico-raciais 

Coordenação: Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR), Maria Anoria Jesus de Oliveira (UNEB), Iara Tatiana Bonin (ULBRA), Tatiana Mina Bernardes (PMF/UFSC), Ivanir Maciel (FMP)

Este simpósio funcionará como espaço de interlocução entre pesquisadores, estudantes, professores e profissionais da Educação Básica interessados na temática étnico-racial (negro e indígena, prioritariamente) em suas interfaces com a literatura infanto-juvenil e demais produtos culturais dirigidos à infância.  Parte-se do reconhecimento de que estas temáticas vêm sendo dinamizadas historicamente na/pela ação de movimentos negros e indígenas, e daqueles que, com eles, lutam pela garantia de direitos. No âmbito acadêmico, é crescente o número de pesquisas que abordam as relações étnico-raciais sob um viés desconstrutivo e crítico, colocando-se em questão discursos normativos, eurocêntricos, racistas, coloniais, etnocêntricos, que instituem hierarquias sociais e as promovem em práticas, processos e políticas históricas e atuais, bem como em produtos culturais que chegam às crianças e jovens brasileiros. Junto a isso, considera-se que a aprovação das modificações na LDB via as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 impulsiona, ainda mais, a crítica às abordagens curriculares racistas e ao silenciamento da discussão sobre o racismo nas escolas de Educação Básica. Neste simpósio serão aceitos trabalhos que examinem produtos culturais infantis e juvenis – apresentados sob as mais variadas formas, gêneros e suportes –, cujo foco central seja a temática étnico-racial, primando-se, especialmente, pela valorização e ressignificação identitária (negra e indígena). 

Palavras-chave: Temática étnico-racial. Produtos culturais.


ST 6) Literatura, formação de leitores e de professores mediadores

Coordenação: Eliane Aparecida Galvão (UNESP/ASSIS), Nilo Souza (UFPA), Maria Zilda da Cunha (USP), Fernanda Gonçalves (PMF/UDESC), Thamirys Frigo Furtado (PMF) e Maria Aparecida Rita Moreira (AENSC)

O presente simpósio tem como foco refletir sobre a formação de leitores e a mediação de leitura em instituições de educação formal e não formal. Destina-se a professores, estudantes, bibliotecários, contadores de histórias e demais interessados em discutir a leitura como um instrumento simbólico e altamente complexo para a transformação e a organização da vida em sociedade. Como fio condutor das discussões, buscam-se responder os seguintes questionamentos: Quais as dimensões devem ser levadas em consideração no processo da formação do leitor? Em que medida as práticas de mediação de leitura ajudam a desenvolver o pensamento crítico? A expectativa é que as pesquisas, concluídas ou em andamento, contribuam para o reconhecimento da leitura como um ato político e para a elucidação dos conceitos inerentes à literatura e às práticas de mediação com vistas a fomentar as perspectivas teóricas e metodológicas no intercruzamento entre a educação e a literatura.

Palavras-chave: Leitura. Mediação. Literatura.



Inscrições até até 20 de maio