Publicações das/os membras/os

Publicações do grupo de pesquisa

Literatura infantil e juvenil: leituras, análises e reflexões

Literatura Unisul
Coletânea que sintetiza e traz nova perspectiva às discussões que se desenvolveram em mesas redondas no 4° Seminário de Literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina, evento que começou timidamente e ganha força a cada edição. Interessa particularmente aos estudantes e profissionais do campo literário e, por extensão, a quem tem paixão pelas letras ou começa a ser iniciado em seus labirintos de dizível e indizíel, da aventura e do mistério, encantando pequenos e grandes, mobilizando quem lê e quem escreve, estimulando quem se dispõe à vida.

Literatura infantil e juvenil

thumbnail_Capa_Literatura Infanto Juvenil_1
Composto por 14 artigos, esse livro é “o resultado de conferências e mesas redondas apresentadas durante o 7º Seminário de literatura infantil e juvenil (7º SLIJ): linguagens poéticas pelas frestas do contemporâneo, e o 2º Seminário Internacional de literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária (2º SELIPRAM), realizados na Universidade Federal de Santa Catarina”. Recebeu o selo de livro Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil- FNLIJ (Produção 2017).

Poesia (cabe) na escola

Capa_Poesia-Cabe-na-Escola
“A palavra poética da/na escola há de ser aquela envolvida no contexto integral da cultura. O papel potencializador dessa poesia na educação estética reside certamente na possibilidade de estreitar a relação viva entre texto e leitor. Será, portanto, por meio da reatualização e apropriação da palavra que a poesia se fará presente nas salas de aula” – O livro reúne artigos de pesquisadores que discutem o papel da poesia nas instituições educacionais na atualidade.”

Literatura infantil e juvenil

capa do livro atual
Livro premiado como Melhor livro teórico no ano de 2017, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. A obra destaca diferentes pesquisas sobre manifestações estéticas das múltiplas faces do literário e outras linguagens, como cinema e história em quadrinhos, explica Eliane Debus. “A intenção é alargar e atualizar o debater a respeito dos processos de mediação entre adultos, crianças e jovens no que se refere aos objetos ficcionais disponíveis”. Os dez textos do livro foram resultado de conferência, mesa-redonda e minicursos oferecidos durante o VI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (VI SLJI) e no I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Meditação Literária (I Selipram), ocorridos em 2014, na UFSC. O livro apresenta pesquisadores de universidades brasileiras (além de UFSC e Unisul, UFMG, PUCRS, USP, UDESC, entre outras) e de Portugal.

A produção literária de Rogério Andrade Barbosa

Capa_ProduçãoLiteraria_1
O livro resulta “de uma pesquisa sobre a produção literária para infância e juventude do escritor carioca Rogério Andrade Barbosa, realizada pelos membros do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (Literalise), […] durante o período de 2015 a 2017. A pesquisa objetivou o mapeamento, a leitura e a resenha do conjunto da obra do escritor, cuja ênfase recai sobre a temática africana e a afro-brasileira”.

Práticas de formação leitora

Capa de livro
” Obra produzida no âmbito do Plano Local de Leitura | Braga, Cidade Leitora, com exemplos nacionais e internacionais de práticas de formação de leitores, em contextos diversificados.” Ebook disponível AQUI.

Publicações de mebras/os

Eliane Debus

PUBLICAÇÕES EM ARTIGOS, LIVROS E REVISTAS

Djalma Enes

ENES FILHO, Djalma Barboza et al (org.). Letramento Literário na Escola: A Poesia na Sala de Aula. Curitiba: Appris Editora, 2018. 171 p.

Elika da Silva

Artigos completos publicados em periódicos

SILVA, Elika; DEBUS, Eliane. A literatura infantil em sites educativos: a qualidade dos sites e a estética dos textos. Práxis Educacional (Online), v.15, p.213, 2019.

Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4670

SILVA, Elika; Debus, Eliane. A literatura infantil em diálogo com as mídias digitais: análise do site educativo O pequeno leitor. Texto Digital (UFSC), v. 12, p. 161, 2016.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2016v12n2p161

SILVA, Elika; Debus, Eliane. A Literatura Infantil com a temática Africana e Afro-brasileira: Algumas reflexões. Revista Querubim, v. 1, p. 38-45, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

 SILVA, Elika; DEBUS, Eliane. As novas tecnologias da informação e comunicação: análise de sites educativos de literatura infantil. In: IV Congresso Internacional de literatura infantil e juvenil – CELLIJ, 2015, Presidente Prudente, SP. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ?Celebrando a Leitura?, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos

SILVA, Elika; DEBUS, Eliane. Das páginas do livro às páginas da Internet: A literatura e as novas tecnologias em diálogo. In: 7° Encontro de literatura infantil e juvenil – a literatura e o ensino, 2012, Rio de Janeiro. Encontro de literatura infantil e juvenil – a literatura e o ensino, 2012. v. 7. p. 25-26.

SILVA, Elika; DEBUS, Eliane. A literatura infantil com a temática africana e afro-brasileira em uma escola pública de Florianópolis. In: I SIMFOP, 2008, Tubarão. Simpósio sobre formação de professores. Tubarão: UNISUL, 2008. v. 1. p. 52-53.

Edneide Maria Ferreira Santos

http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/eventos/silij/6_SLIJ_2014.pdf

http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/eventos/silij/7-SLIJ-2016.pdf

Etelvino Guila

http://filosofiapop.com.br/www.capoeirahumanidadeseletras.com.br/ojs-2.4.5/index.php/cac/issue/view/15

Fernanda Gonçalves

Publicações

DEBUS, ELIANE SANTANA DIAS; GONÇALVES, FERNANDA . Livros-vivos nas mãos de crianças brincantes: muitas histórias para contar. HORIZONTES (EDUSF), v. 36, p. 125-132, 2018.

Link para acesso: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/viewFile/507/292

GONÇALVES, FERNANDA; ROCHA, Eloisa Acires Candal . Indicativos da produção científica para a educação dos bebês e crianças bem pequenas no contexto da educação infantil. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS), v. 19, p. 397, 2017.

Link para acesso: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2017v19n36p397

GONÇALVES, Fernanda.; ROCHA, Eloisa Acires Candal . A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS NO CONTEXTO COLETIVO DA CRECHE. POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 9, p. 44-62, 2015.

Link para acesso:  http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/2688

BUSS-SIMÃO, Márcia; ROCHA, Eloisa Acires Candal ; GONÇALVES, FERNANDA . Percursos e tendências da produção científica sobre crianças de 0 a 3 anos na Anped. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 96, p. 96-111, 2015

Link para acesso: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812015000100096&lng=pt&tlng=pt

GONÇALVES, Fernanda.; GONCALVES, G. . É hora da roda, vamos ouvir uma história? A contação de histórias como possibilidade de humanizar tempos e espaços na educação infantil. Zero-a-Seis (Florianópolis), v. 1, p. 144-167, 2013

Link para acesso: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2013n27p144

GONÇALVES, Fernanda.. Das experiências desperdiçadas: dentre as muitas ausências estão também as crianças. Percursos (Florianópolis. Online), v. 14, p. 09-25, 2013.

Link para acesso: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/198472461426201309

Maria Laura Pozzobon Spengler

Artigos publicados em periódicos

HOELLER, ANA KARINA CORRÊA; SPENGLER, MARIA LAURA POZZOBON. AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA. Revista Pedagogia em Foco. , v.14, p.33 – 42, 2019.

SPENGLER, M. L. P.; DEBUS, E. S. D. Personagens negras nos livros de imagens do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação Infantil. ROTEIRO. , v.44, p.1 – 20, 2019.

SPENGLER, M. L. P.; DEBUS, E. S. D. Os livros de imagens para crianças pequenas: um olhar sobre o acervo do PNBE para a educação infantil. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE). , v.36, p.72 – 93, 2018.

SPENGLER, M. L. P.; DEBUS, ELIANA SANTANA DIAS. Os livros de imagens para crianças pequenas: um olhar sobre o acervo do PNBE para a educação infantil. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE). , v.36, p.72 – 93, 2018.

SPENGLER, MARIA LAURA POZZOBON; DEBUS, ELIANA SANTANA DIAS Das histórias de amores (im)possíveis: Inês, de Roger Mello e Mariana Massarani. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE). , v.18, p.313 – 317, 2017.

SPENGLER, M. L. P.; DEBUS, E. S. D. DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO. REVISTA LITERATURA EM DEBATE. , v.11, p.214 – 228, 2017.

SPENGLER, M. L. P.; DEBUS, ELIANA SANTANA DIAS DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO. REVISTA LITERATURA EM DEBATE. , v.11, p.214 – 228, 2017.

SPENGLER, M. L. P. O LIVRO DE RECEPÇÃO INFANTIL E JUVENIL EM PORTUGAL: SINCRONIA DE LINGUAGENS. Leitura. Teoria & Prática. , v.30, p.2710 – 2719, 2012.

SPENGLER, M. L. P. Literatura Infantil: a palavra e a imagem se entrelaçando na história. Leitura. Teoria & Prática. , v.56, p.36 – 43, 2011.

SPENGLER, M. L. P.LENDO IMAGENS: O LIVRO SEM TEXTO COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE NARRATIVA. Revista Querubim. , v.5, p.71 – 76, 2010.

DEBUS, E. S. D.; POGLIA, C. M.; SPENGLER, M. L. P. Tecendo reflexões sobre o diálogo entre texto, imagem e oralidade na literatura de recepção infantil. Revista Querubim , v.6, p.48 – 54, 2010.

SPENGLER, M. L. P. UM BATE PAPO DE IDA E VOLTA COM JUAREZ MACHADO. TRAVESSIAS. , v.9, p.741 – 749, 2010.

Capítulos de livros publicados

SUHR, I. R. F.; SPENGLER, M. L. P. Limites e possibilidades na formação do pedagogo: a experiência do estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental In: Os “Nós” que fortalecem a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica: Experiência e expertises nos/dos Institutos Federais.1 ed.Blumenau: Editora IFC, 2019, v.1, p. 178-187.

DEBUS, ELIANA SANTANA DIAS; SPENGLER, M. L. P. Livros que se (des)dobram em (outras) leituras: para além do texto In: Libro-Obxecto e Xénero: Estudos ao redor do libro infantil como artefacto.1 ed.Vigo: Universidade do Vigo, 2019, v.1, p. 119-130.

SPENGLER, M. L. P.; DEBUS, E. S. D. DA FORMAÇÃO À AÇÃO: CONFLUÊNCIAS PARA LER O LIVRO DE IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL In: PRÁXIS EDUCATIVA E INFÂNCIA: INTERSECÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA.1 ed.CURITIBA: CRV EDITORA, 2017, p. 129-143.

DEBUS, E. S. D.; SPENGLER, M. L. P. A MEMÓRIA QUE SE IMAGINA: O JOGO ENTRE REAL E FICCIONAL NO DISCURSO MEMORIALÍSTICO EM LIVROS PARA INFÂNCIA In: A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL NA CONTEMPORANEIDADE: HISTÓRIAS, CAMINHOS, REPRESENTAÇÕES.1 ed.SÃO PAULO: BT EDITORA, 2016, v.1, p. 85-98.

DEBUS, E. S. D.; DOMINGUES, C.; SILVEIRA, R. F. K.; GONCALVES, F.; SPENGLER, M. L. P. A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS POSSÍVEIS In: Semana acadêmica de Letras da UFSC: debates e reflexões.1 ed.são paulo: Rafael Copetti Editor, 2015, v.1, p. 8-16.

SPENGLER, M. L. P. Livro de imagem: quando a ilustração se faz dona da palavra In: Tecendo Literatura: entre vozes e olhares.1 ed.São Paulo: Humanitas, 2015, p. 277-290.

DEBUS, E. S. D.; SPENGLER, M. L. P. O livro de imagem no Brasil no contexto do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) In: Literatura Infantil e Imaginário.1 ed.BRAGA: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação, 2015, v.1, p. 91-109.

SPENGLER, M. L. P. Nas margens de Guimarães Rosa: a escrita pictórica que provoca múltiplas leituras In: Leituras sem Margens.1 ed.Campinas: Edições Leituras Críticas, 2014, v.1, p. 71-82.

SPENGLER, M. L. P. A LEITURA IMAGÉTICA NO LIVRO INFANTIL “IDA E VOLTA” In: Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas.2, 2010, p. 20-37.

Livros organizados

DEBUS, E. S. D.; SPENGLER, M. L. P. LITERATURA INFANTIL E JUVENIL PRODUZIDA EM SANTA CATARINA – 3 EDIÇÃO. FLORIANOPOLIS: NUP/UFSC, 2017, v.3.

DEBUS, E. S. D.; CINTRA, S. C. S.; SPENGLER, M. L. P. LITERATURA INFANTIL E JUVENIL PRODUZIDA EM SANTA CATARINA – 2 edição. FLORIANÓPOLIS: UFSC, 2014

DEBUS, E. S. D.; CINTRA, S. C. S.; SPENGLER, M. L. P. LITERATURA INFANTIL E JUVENIL PRODUZIDA EM SANTA CATARINA. FLORIANÓPOLIS: UFSC, 2013.

Ivanir Maciel

– Artigos completos publicados em periódicos

MACIEL, Ivanir. A Gratuidade da Leitura: A Praça, O Público, O Livro. VIAS REFLEXIVAS, v. 10, p. 15-25, 2018. http://fmpsc.edu.br/wp-content/uploads/2019/02/2018-2.pdf

MACIEL, Ivanir; ALMEIDA, Manuella Salazar. Um pomar de frutos do conhecimento na constituição de leitores(as) na infância. VIAS REFLEXIVAS, v. 11, p. 48-61, 2019. http://fmpsc.edu.br/wp-content/uploads/2019/11/REVISTA-2019-2-.pdf

MACHADO, Cassandra; MIKAMI, Thaís Mendonça; MACIEL, Ivanir. SOBRE A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA: educação e infância em relações étnico-raciais no PIBID. In: Congresso de Estudos da Infância. Vol 2. : 17-19 set. 2019 : Rio de Janeiro, RJ). Anais do II Congresso de Estudos da Infância. – Rio de Janeiro, 2019. 276-282.

https://ceiuerj.wixsite.com/estudosdainfancia/texto-completos

– Capítulos de livros publicados

 ORTIZ, Ivanir Maciel. A leitura literária e jornalística no processo de constituição de leitores. In: Andréa Vieira Zanella; Kátia Maheirie (org.). (Org.). Diálogos em Psicologia Social e Arte. 1ed.Curitiba: CRV, 2010, v. , p. 143-155.

– Textos em jornais de notícias/revistas

ORTIZ, Ivanir Maciel; Zanella, Andrea Vieira . Constituição do leitor. LER – Leitura em Revista, Cátedra UNESCO PUC-Rio, p. 150 – 165, 01 out. 2010. https://iiler.puc-rio.br/ler_anteriores/LER-1.pdf

– Trabalhos completos publicados em anais de congressos

MACIEL, Ivanir. FRUTO DO CONHECIMENTO: a praça, o público, o livro. In: (TRANS)FORMAÇÃO DE LEITORES: travessias e travessuras, 2018, Presidente Prudente/SP. (Trans)formação de leitores: travessias e travessuras. Presidente Prudente: Ninfa Brisa – Assessoria em Educação – LTDA – ME, 2017. p. 1765-1775. http://www2.fct.unesp.br/congresso/cellij/vcilij/

MACIEL, Ivanir; DIOGO, Maria Fernanda; GONCALVES, Gisele; ODININO, Juliane Di Paula Queiroz; JUNCKES, Cris Regina Gambeta; LUCIO, Vera Regina. DIREITOS HUMANOS COMO PRESSUPOSTO CURRICULAR EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: elementos para o debate. In: XIX ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2018, Salvador. Anais do XIX ENDIPE. Salvador: UFBA, 2018. v. 1. http://www.xixendipe.ufba.br/?fbclid=IwAR3esEV2CDA3ai4GCdsK7rKJOLc1bO7UO9CwylSFFiQ6mD-CXWPIioRsDoU

SANTOS, Moana Manoela dos; MACIEL, Ivanir. UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PASSADOS SEIS ANOS DA EXPERIÊNCIA. In: XIX ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2018, Salvador. ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Salvador: UFBA, 2018. v. 1. http://www.xixendipe.ufba.br/?fbclid=IwAR3esEV2CDA3ai4GCdsK7rKJOLc1bO7UO9CwylSFFiQ6mD-CXWPIioRsDoU

CIPRIANO, Nayara Vieira; MACIEL, Ivanir. A arte de viver a infância: experiências estéticas na Edc. Infantil. In: I Congresso de Estudos da Infância, 2017, Rio de Janeiro. I Congresso de Estudos da Infância – Diálogos Contemporâneos. Rio de Janeiro: UERJ, 2017. v. 01. http://cev.org.br/arquivo/biblioteca/4044376.pdf

MACIEL, Ivanir; Zanella, Andrea Vieira ; MAHEIRIE, Katia. Relações estéticas, (re)constituição leitora e. In: 16 COLE – Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las. Campinas: Associação deLeitura do Brasil, 2007.

MACIEL, Ivanir; CASTELAIN, Elaine Regina Narciso. Descobrindo-se leitor: formação de educadores. In: Congresso Internacional de leitura e literatura infantil, 2004, Presidente Prudente. Crianças e livros: a leitura na escola. Presidente Prudente: Anais do Congresso, 2004. v. único. p. 57-57.

Lilane Maria de Moura Chagas

Capítulo de livro

CHAGAS, Lilane Maria de Moura e SILVA, Sara Reis da. O poema antes da Literatura: Sobre alguma poesia portuguesa e brasileira para crianças. In: DEBUS, E.; BAZZO, J.; BORTOLOTTO, Nelita (org.). Poesia (Cabe) na Escola: Por uma Educação Poética. 1ª. Ed. Campina Grande – PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-229-3.p. 171-192. (Toda obra pode ser conferida também em Text Version | FlipHTML5 Disponível em: https://fliphtml5.com/wskm/owlo/basic.

Ressalta-se que livro recebeu selo “altamente recomendável”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). (Cf notícias UFSC disponível em:  https://noticias.ufsc.br/2019/04/livros-de-professoras-da-ufsc-recebem-selo-altamente-recomendavel-de-entidade-nacional/)

CHAGAS, Lilane Maria de Moura. Resenha critica. Capítulos da História da Literatura Portuguesa para a infância, de Sara Reis da Silva. In Primeiros Livros, primeiras leituras. MACEDO, RODRIGUEZ e SILVA (orgs). Porto: Tropélias Companhia. Portugal. nov. 2017 pp. 169-174.

CHAGAS, Lilane Maria de Moura. Reflexões sobre a docência na Educação Infantil: Espaço do Ensinar e do Aprender. In LATERMAN I; AGOSTINHO, K.(org.) Perspectivas do Estágio Curricular na formação Docente: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Florianópolis: NUP, 2017 ISBN: 978-85-9457-014-7.p. 103-128. Disponível em: http://www.licenciaturas.ufsc.br/files/2018/05/Livro-PERSPECTIVAS-DO-ESTAGIO-CURRICULAR-NA-FOMACAO-DOCENTE-Ebook.pdf

CHAGAS, Lilane Maria de Moura. A linguagem oral e escrita: uma breve reflexão a partir da teoria de Vygotsky. In: Desafios e perspectivas da formação continuada de professores de educação infantil em Santa Catarina. PEIXE, D., BRAGAGNOLO, R. e CONDE, S.(org). Florianópolis: NUP/UFSC, 2016. 396p. ISBN: 978859457002-4 p. 169 – 187

BAZZO, J. L.S; CHAGAS, L.M.M.. Formação estética e poética do professor alfabetizador no Pnaic em SC: alguns apontamentos. In SILVEIRA, E. (Org.); BAZZO, J. L.S (Org.); CHAGAS, L.M.M. (Org.); AGUIAR, M. A. L. (Org.); PEDRALLI, R. (Org.). Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais. 1ª. ed. Florianópolis: UFSC/ CED/ NUP, 2016. v. 01. p. 44-66. Disponível em: https://pnaic.ufsc.br/files/2016/06/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o-na-perspectiva-do-letramento-letras-e-n%C3%BAmeros-nas-pr%C3%A1ticas-sociais.pdf

CHAGAS, Lilane Maria de Moura, A jornada de Alice no País das Maravilhas: indagações sobre a criança e a avaliação escolar. In SILVEIRA, E. (Org.); BAZZO, J. L.S (Org.); CHAGAS, L.M.M. (Org.); AGUIAR, M. A. L. (Org.) ; PEDRALLI, R. (Org.) . Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais. 1ª. ed. Florianópolis: UFSC/ CED/ NUP, 2016. v. 01. p.309-322. Disponível em: https://pnaic.ufsc.br/files/2016/06/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o-na-perspectiva-do-letramento-letras-e-n%C3%BAmeros-nas-pr%C3%A1ticas-sociais.pdf

CHAGAS, L. M. M.; VALENTE, G. A. A Literatura infantil: conhecimento e experiências estéticas: algumas reflexões. In: Debora Cristina de Sampaio Peixe; Thaisa Neiverth. (Org.). Creches Catarinense: experiências de formação e práticas pedagógicas. 01ed. Florianópolis: Núcleo de Publicações – CED, 2014, p. 95-126.

CHAGAS, L. M. M.; GIRARDELLO, G.E. P. ; SCHLINDWEIN, L. M. ; FANTIN, M. . Arte, imaginação e mídias na educação infantil. In: Dalânea Cristina Flôr; Zenilde Durli. (Org.). Educação Infantil e Formação de Professores. 1ed.Florianópolis: Editora da UFSC, 2012, v. 1, p. 159-177.

CHAGAS, L. M. M.. A palavra poética e os processos de imaginação criadora: o lugar da poesia no primeiro ano do Ensino Fundamental. In: AGUIAR, Maria A. Lapa de; SILVA, Nívea Rohling da (Org.) ; KOERNER, Rosana Mara. (Org.). Múltiplos olhares para as práticas de linguagem no espaço-tempo da sala de aula. 1ed.Curitiba Parana: Editora CRV, 2011, v. , p. 43-61.

Artigo em periódico indexado

MACHADO, Caroline & CHAGAS, Lilane Maria de Moura.  Poesia e infância: a experiência de brincar com as palavras. P O I É S I S. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. MESTRADO. UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA. Unisul, Tubarão, v.12, n. Especial, p. 45-61, Jun/Dez 2018. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/index

MACHADO, Caroline, CHAGAS, Lilane Maria de Moura & SILVA, Sara Reis da. Entre Capuchinhos e Chapeuzinhos Vermelhos: Reflexões sobre versões portuguesas e brasileiras do tradicional conto. Revista de Letras, Curitiba, v. 20, n. 30, p. 40-53, set. 2018.

AZEVEDO, F. J. F.; CHAGAS, L.M.M. ; BAZZO, J. L.S . Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético. Leitura. Teoria & Prática (Campinas), v. 36, p. 15-30, 2018.

CHAGAS, Lilane Maria de Moura & BAZZO, Jilvania Lima dos Santos. Práticas de Mediação de leitura literária no ciclo de alfabetização no Brasil. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACION EN PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN, v. 01, p. 438-442, 2017. Disponível em: http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.06.2996

BAZZO, J. L.S; CHAGAS, L.M.M.  & MARTINS FILHO, L. J. A leitura literária e o sistema de escrita alfabético no PNAIC/SC: Aproximações possíveis. Revista Brasileira de Alfabetização – ABALF. Vitória: ES. v. 01, n 3, p. 40-54, jan/jul. 2016. Disponível em: http://abalf.org.br/revistaeletronica/index.php/rabalf/article/view/138/100

CHAGAS, Lilane Maria de Moura & Domingues Chirley. A literatura infantil na alfabetização: a formação da criança leitora. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 33, n. 1, 77-95 jan./abr. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p77/31211

BAZZO, J. L.S; CHAGAS, L.M.M. . Leitura de fruição no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa no Estado de Santa Catarina. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 24, jan/jul. p. 1640-1658, 2014. Disponível em: https://linhamestra24.wordpress.com/2014/07/18/revista-linha-mestra-ano-viii-no-24-jan-jul-2014-issn-1980-9026/

Resumos em Anais/Atas

CHAGAS, Lilane Maria de Moura. Literatura para a infância: a produção literária para as crianças no Brasil (2013/2019). Caderno de Resumo. In Simpósio In Simpósio O verbal e o visual: linguagens em diálogo na literatura infantil e juvenil C10E-11. 8 SLIJ: Florianópolis. UFSC, 2019. p.222. Disponível em: https://slij.com.br/wp-content/uploads/2019/10/CADERNO-DE-RESUMOS-8-SLIJ-2019.pdf

CHAGAS, Lilane Maria de Moura, MACHADO, Caroline e SILVA, Letícia Cunha da. Sobre poesia e infância: contribuições para pensar a formação de pequenos leitores. Caderno de Resumos. In Simpósio A palavra poética na literatura infantil e juvenil. C12. 8 SLIJ: Florianópolis. UFSC, 2019. p..203. Disponível em: https://slij.com.br/wp-content/uploads/2019/10/CADERNO-DE-RESUMOS-8-SLIJ-2019.pdf

CHAGAS, Lilane Maria de Moura & SAMPAIO. Nathale Ribeiro. A palavra em movimento: corpo e ritmos dançantes como ferramenta de contar a história. Caderno de Resumos. In Simpósio Contação de histórias: da ancestralidade à atualidade. C08-03. 8 SLIJ: Florianópolis. UFSC, 2019. p. 189. Disponível em: https://slij.com.br/wp-content/uploads/2019/10/CADERNO-DE-RESUMOS-8-SLIJ-2019.pdf

CHAGAS, Lilane Maria de Moura. Literatura e Infância: Discussões para a Formação de Leitores Livro de Resumos. III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação. Universidade do Minho. Instituto de Educação. Braga. PT 2018. Disponível em: https://iiicicse.wixsite.com/iiicicse2018/livro-de-resumos (resumo 204).

CHGAS, Lilane Maria de Moura. Literatura e infância: espaços de mediação para formação de pequenos leitores. Livro de Resumos. II Encontro imaginários iluminados: Era uma vez a literatura para a infância. Escola Superior de Educação de Viseu. Instituto Politécnico de Viseu. Viseu: PT. 2017 (impresso).

CHAGAS, Lilane Maria de Moura ; BAZZO, Jilvania. Lima dos Santos. A educação literária e currículo: a dimensão estética e poética na formação de professores da escola básica. In: IV Colbeduca – Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2017, Braga – Portugal. Anais IV Colbeduca – Colóquio Luso-Brasileiro de Educação. Florianópolis: Editora da Udesc, 2017. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/11407

CHAGAS, Lilane Maria de Moura & BAZZO, Jilvania Lima dos Santos. A literatura no currículo de formação de professores. In: III Colbeduca – Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2017, Florianópolis. Anais do III Colbeduca – Colóquio Luso-Brasileiro de Educação. Florianópolis: Editora da Udesc, 2017. Disponivel em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/10638/7437

CHAGAS, L. M. M.. Leitura e Narração de Histórias em espaço de Biblioteca Comunitária. In: Congresso de Leitura do Brasil, 2014, Campinas. Congresso de Leitura do Brasil. Cadernos de Atividades e resumos. Campinas: FE/UNICAMP, 2014. p. 22-25.

 Resenhas

MERCÊS, A & CATTONI, M. CHAGAS, Lilane Maria de Moura. A Tartaruguinha Tatá/ Resenha. In: DEBUS, Eliane; CINTRA, Simone; SPENGLER, Maria Laura P. (Org.)  A literatura infantil e juvenil produzida em Santa Catarina. NUP/UFSC: Florianópolis, 2013. Disponível em http://literaturainfantiljuvenilsc.ufsc.br/.

MERCÊS, A & CATTONI, M. CHAGAS, Lilane Maria de Moura. A Galinha Polaca/ Resenha. In: DEBUS, Eliane; CINTRA, Simone; SPENGLER, Maria Laura P. (Org.)  A literatura infantil e juvenil produzida em Santa Catarina. NUP/UFSC: Florianópolis, 2013. Disponível em http://literaturainfantiljuvenilsc.ufsc.br/.

OSTETTO A. C. OSTETTO L. CHAGAS, Lilane Maria de Moura.  Carolina e as bolinhas de gude   In: DEBUS, Eliane; CINTRA, Simone; SPENGLER, Maria Laura P. (Org.)  A literatura infantil e juvenil produzida em Santa Catarina. NUP/UFSC: Florianópolis, 2013. Disponível em http://literaturainfantiljuvenilsc.ufsc.br/.

Livros publicados/organizados

SILVEIRA, E. (Org.) ; BAZZO, J. L.S (Org.) ; CHAGAS, L.M.M. (Org.) ; AGUIAR, M. A. L. (Org.) ; PEDRALLI, R. (Org.) . Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais. 1ª. ed. Florianópolis: UFSC/ CED/ NUP, 2016. v. 01. 388p. Disponível em: https://pnaic.ufsc.br/files/2016/06/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o-na-perspectiva-do-letramento-letras-e-n%C3%BAmeros-nas-pr%C3%A1ticas-sociais.pdf

SILVEIRA, E. (Org.) ; BAZZO, J. L.S (Org.) ; CHAGAS, L.M.M. (Org.) ; AGUIAR, M. A. L. (Org.) ; PEDRALLI, R. (Org.) . Alfabetização de crianças de 6 a 8 anos: relatos de experiência docente. 1ª. ed. Florianópolis: UFSC/ CED/ NUP, 2016. v. 02. 118p .Disponível em: https://pnaic.paginas.ufsc.br/files/2017/07/Relatos-02-vers%C3%A3o-digital-corrigida-12jun17.pdf

SILVEIRA, E. (Org.) ; BAZZO, J. L.S (Org.) ; CHAGAS, L.M.M. (Org.) ; AGUIAR, M. A. L. (Org.) ; PEDRALLI, R. (Org.) . Alfabetização de crianças de 6 a 8 anos: relatos de experiência docente. 1ª. ed. Florianópolis: UFSC/ CED/ NUP, 2016. v. 01. 98p. Disponível em: https://pnaic.ufsc.br/files/2017/07/Relatos-01-vers%C3%A3o-digital-08jun17.pdf

CHAGAS, L.M.M. (Org.); BAZZO, J. L.S (Org.) . Dossiê Professor Alfabetizador: Formação Ensino e Aprendizagem. 33. ed. Florianópolis: Editora da UFSC: NUP/CED, 2015. v. 01. 475p. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/issue/view/2270

CHAGAS, Lilane Maria de Moura. BISSOLI, Michelle de Freitas. Infância e Leitura: formação da criança leitora e produtora de texto. 1. ed. Manaus: Valer, 2012. 135p .

Rosiane Pinto Machado

MACHADO, Rosiane Pinto & AZEVED, Fernando. Álbum poético Crianceiras: um encontro com Manoel de Barros. Caderno de Resumos. In Simpósio A palavra poética na literatura infantil e juvenil. C09.8 SLIJ: Florianópolis. UFSC, 2019. p..198. Disponível em: https://slij.com.br/wp-content/uploads/2019/10/CADERNO-DE-RESUMOS-8-SLIJ-2019.pdf

MACHADO, Rosiane Pinto & AZEVEDO, Fernando.  A poesia para infância: breves reflexões acerca do currículo na Educação Infantil. Revista UDESC. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2018, Braga. IV COLBEDUCA e II CIEE, 2018.Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/11399

MACHADO, Rosiane pinto. AZEVEDO, Fernando. Poesia e Infância: Aproximações acerca das interações das crianças pequenas com poemas cantados. Livro de Resumos. III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação. Universidade do Minho. Instituto de Educação. Braga. PT 2018. Disponível em: https://iiicicse.wixsite.com/iiicicse2018/livro-de-resumos (resumo 206).

MACHADO, Rosiane Pinto. O lugar da poesia na Educação Infantil: Crianceiras, uma ponte entre poesia e melodia. Livro de Resumos. II Encontro imaginários iluminados: Era uma vez a literatura para a infância. Escola Superior de Educação de Viseu. Instituto Politécnico de Viseu. Viseu: PT. 2017 (impresso).

MACHADO, ROSIANE PINTO & .DEBUS, Eliane  Santana Dias. Letramento Literário: do olhar ingênuo ao olhar de encantamento. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. Vol. Estr. n 09. P. 85-89 2017. Disponível em: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.09.3004

Tatiane Mina Bernardes

III COPENE Sul – 2017

A PRODUÇÃO LITERÁRIA DE ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA PARA CRIANÇAS E JOVENS E A TEMÁTICA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

http://www.copenesul.com.br/ANAIS%20COPENE%20SUL%202017.pdf

SEREM VI Seminário de Educação, relações raciais e multiculturalismo – 2016

OS RECONTOS AFRICANOS PELAS MÃOS DE ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA: UM CONVITE A LEITURA

http://anaisviserem.wixsite.com/anaisserem/babies

VI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil / I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária – 2014

QUEM CONTA UM CONTO GANHA UM PONTO! http://https://literaturainfantilejuvenil.files.wordpress.com/2015/02/6_slij_2014_anais_2015_02_18.pdf

REVISTA DA ANPOLL (ONLINE) – v 47, n 1, 2018.

A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES NEGRAS NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA LEITURA DE “A ESCRAVA”, DE MARIA FIRMINA DOS REIS E “MINHA MÃE”, DE LUIS GAMA.

http://https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1198/1013

– Trabalhos publicados em periódicos

Revista Abiodum:

Organização do III Copene Sul – v. 10, n.2 – jul/dez. 2017

Entrevista com o escritor Rogério de Andrade Barbosa – v 9, n 1, jan/jul 2017.

Entrevista com professor Eduardo Assis Duarte – v. 11, n1. Jan/jul. 2018

O movimento Hip Hop nos EUA e no Brasil – v 13, n 1, jan/jul 2019.

Thamirys Frigo Furtado

https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2017v19n35p133

FURTADO, Thamirys Frigo.; DEBUS Eliane Santana Dias. O lugar da literatura na organização de espaços e tempos nas instituições de educação infantil. In: Renata Junqueira de Souza; Berta Lúcia Tagliari Feba. (Org.). Travessias e travessuras na literatura infantil e juvenil:(trans)formação de leitores. 1ed.Tubarão: Copiart, 2018, v. 1, p. 35-54.

FURTADO, Thamirys Frigo.; DEBUS, Eliane Santana Dias . Letramento literário: a criança pequena e sua aproximação com a cultura letrada. In: Maria Raquel Barreto Pinto; Marilene Dandolini Raupp. (Org.). Educação infantil: reflexões decorrentes de um processo de formação continuada. 1ed.Florianópolis: NUP/UFSC, 2017, v. 1, p. 339-362.

Waleska de Franceschi

Ventura, Lidnei  Franceschi, Waleska Regina Becker Coelho de ; Esteves, Karen . NARRATIVA, AUTOBIOGRAFIA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES A DISTÂNCIA. Formação Inicial e Continuada de Professores: Da Teoria à Prática 2. 1ªed.: Atena Editora, 2020, v. , p. 44-55

DOI: 10.22533/at.ed.5852023016

  FRANCESCHI, W. R. B. C.; GOMES, R. C. S. ; SILVA., R. F. P. A. E. ; TRISTAO, C. R. Y. ; GONCALVES, R. ; BEINEKE, V. . Da Escola à Universidade: a formação continuada dos professores de música e o processo de transformações das práticas pedagógicas. In: Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical, 2019, Campo Grande. Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos., 2019, Campo Grande. . Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos.. Campo Grande: ABEM, 2019. v. XXI. p. 3-14

ISSN Online: 2526-5857

http://www.abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v3/index.html

RANCESCHI, W. R. B. C.; SILVA., R. F. P. A. E. ; GOMES, R. C. S. ; TRISTAO, C. R. Y. . 20 Anos de Implementação do Ensino Curricular de Música na Rede Municipal de Educação de Florianópolis: trajetória, conquistas, desafios e perspectivas. In: XXIIICongresso Anual da ABEM, 2017, Manaus – AM. Anais do Congresso Nacional da ABEM. Curitiba – PR: Associação Brasileira de Educação Musical, 2017. v. 2.

ISSN Online: 2526-5857

http://www.abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v2/index.html

NATERA, G. ; FRANCESCHI, W. R. B. C. . O processo de escrita nos cursos de Pós-Graduação Stricto-Sensu: a voz dos/as orientandos/as. In: III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América., 2018, Criciúma. Anais, v. 3 (2018), GT 04- A pesquisa e os saberes na formação de professores no contexto Ibero-Americano.. Criciuma: UNESC, 2018. v. 3. p. 53-66.

ISSN: 2446-547X

http://periodicos.unesc.net/congressoeducacao/article/view/4492/4105

ANAIS DO 8º SLIJ

6_SLIJ_2014_Anais_FINAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s