QUEM SOMOS

Eliane - Lançamento (24 de 120)

Eliane Santana Dias Debus

Líder do grupo de pesquisa, é graduada em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Fundação Educacional de Criciúma (1991), mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutora em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de pós-Graduação em educação. É líder do Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária (UFSC). Entre suas publicações destamce-se os livros; Monteiro Lobato e o leitor: esse conhecido (2004), Festaria de brincança: a leitura literária na Educação Infantil (2006) e a organização do livro online Literatura infantil e juvenil produzida em Santa Catarina (em parceria com Simone Cintra e Maria Laura P. Spengler, 2014)

 

foto site

Maria Laura Pozzobon Spengler

Vice-líder do grupo de pesquisa, é doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia, pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Professora do curso de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense em Blumenau, no Programa de Pós-Graduação em Educação lato sensu, no eixo Alfabetização e Letramento e do Programa de Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) na mesma instituição.

 

 

chirley

Chirley Domingues

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é Coordenadora do curso de Letras e do Programa de Línguas da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: estágio supervisionado em Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Literatura Infantil e Juvenil; literatura brasileira do século XIX e XX, leitura e ensino, literatura infantil e formação de leitores. É organizadora do livro A Cidade Escrita: literatura em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, da Universidade Federal de Santa Catarina, jornalismo e modernidade em João do Rio. Organizadora do livro Literatura Infantil e Juvenil: leituras, análises e reflexões.

 

20170906_075505

Rosilene F. Koscianski da Silveira

Doutora pelo programa de pós-graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora da rede pública estadual e do curso de pedagogia, plano nacional de formação dos professores da educação básica (parfor) na Universidade do Sul catarinense – UNISUL. Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Atua principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento, linguagem literária, poesia e pesquisa com crianças. É organizadora do livro: Cinema, infância e imaginação: tecendo diálogos (2016).

 

Capa livro- foto Jil

 

Jilvania Lima dos Santos Bazzo

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997), mestrado (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008). Exerceu o magistério na educação básica de 1992 a 2008. Trabalha no ensino superior a mais de 15 anos. É professora adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Centro de Ciências da Educação, atuando no Departamento de Metodologia de Ensino – área de Didática, e no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência: Ensino e Formação de Educadores (Suped). Atua e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à formação de professores, à linguagem, à literatura, ao ensino e à abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade). 

 

FullSizeRender 2

Anelise Zimmermann

Doutora em Design da Informação no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com bolsa CNPq pelo Programa Ciências sem Fronteiras em Doutorado Sanduíche na University of the Arts London, Reino Unido, desenvolvendo estudos voltados ao ensino do desenho. Também é integrante do Grupo de Pesquisa RIDE – Rede Internacional de Design/Educação do Programa de Pós-Graduação em Design da UFPE. É professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC do Departamento de Design. Possui Mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC (2008) com pesquisa voltada à Ilustração de livros infantis. Dentro desta mesma área participou de cursos na Central Saint Martin College of Art and Design – University of the Arts London no Reino Unido (2006) e na Scuola Internazionale d’Illustrazione em Sàrmede/Italia (2011). Possui Graduação em Desenho Industrial – Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2001). Tmbém desenvolve projetos de ilustração para livros infantis. Entre os livros ilustrados está A Pedra do Conhecimento (2011), livro escolhido para integrar o programa Minha Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; e o livro No Cafundó das Estrelas (2013), livro selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para integrar o catálogo de publicações representando o Brasil na Children’s Book Fair em Bologna/Itália de 2014, e o livro O Gato, que recebeu o prêmio de 30 melhores livros do ano de 2015 pela Revista Crescer.

 
 

fernanda

Fernanda Gonçalves

Doutoranda em Educação pela UFSC. É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação  na mesma universidade.

 

20180707_153211.jpg

Lilane Moura

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/1989), mestrado pela  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/1999), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(USP/2006). Pós doutora em literatura para a infância pela Universidade do Minho (Braga/Portugal – Uminho/2018). Professora associada na Universidade Federal de Santa Catarina, centro de Ciências da Educação, vinculada ao departamento de Metodologia de Ensino – área linguagem e educação. Atua e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à linguagem, à literatura para a infância, ao letramento e alfabetização e às práticas de mediação literária e à formação de professores e de leitores.

 

thamirys

Thamirys Frigo Furtado

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.Graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em Docência na Educação Infantil na mesma universidade (CED/NDI/UFSC).

 

altAlNjFnLaVnNFqT6luR2w7sp6P2rx3SC2qc1X0gbt2TRQ

Waleska Regina Becker Coelho De Franceschi

Possui graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1993), Especialização em Alfabetização (1997) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008) e é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente exerce as funções de Assessora Pedagógica em Artes e Chefe do Departamento de Bibliotecas Escolares e Comunitárias na Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: artes, cultura, ensino curricular de artes, políticas públicas, educação brasileira, formação de professores, formação de leitores e leitura literária.

 

simoni

Simoni Conceição Rodrigues Claudino

Mestre em Educação pela UFSC, professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis. Possui graduação em Pedagogia (1997 – UFSC), com especialização em Educação Infantil (2001 – UDESC e 2013 – MEC/UFSC/NDI). Tem interesse pela pesquisa da leitura literária e da mediação desta leitura na educação infantil.

 

Tati

Tatiana Valentin Mina Bernardes

Mestranda em Educação pela UFSC. Graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-graduação latu senso em educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Professora efetiva de Educação Infantil pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. Atualmente vem realizando estudos referentes à Educação das Relações étnico Raciais na Educação Infantil.

 

 IMG_20170727_122227

Zâmbia Osório dos Santos

Bacharelada e licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

20170311_194536

Maria Aparecida Rita Moreira

É graduada em Letras, Licenciatura Português/Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestre em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Professora aposentada da rede pública estadual de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, literatura afro-brasileira, literatura infantil e juvenil, Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER), e ERER no ensino de inglês.

 

elika

Elika da Silva

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2008). Especialização em Tecnologia Educacional pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã-PR (2010). Professora efetiva na Prefeitura Municipal de Educação de Florianópolis e atua com Tecnologia Educacional na sala informatizada.  Sua pesquisa busca fortalecer sua prática de ensino, auxiliando e propondo alternativas de trabalho com as novas tecnologias e a literatura infantil aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, entendendo a mídia educação em uma participação criativa das crianças.

 

Thayse Machado

Thayse Machado

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pedagoga formada pela mesma universidade.

 

IMG_1148

Arlete De Costa Pereira

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC (PPGE/CED/UFSC) na Linha de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores com pesquisa na área da Educação Infantil e a relação das professoras com o texto literário na prática docente com crianças de zero a três anos. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina na Linha de Pesquisa Educação e Infância. Professora substituta no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e Professora efetiva do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José (USJ). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Infantil (GEDIN), da UDESC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial e Continuada de professoras de Educação Infantil, cotidiano e docência na Educação Infantil, estágios em Educação Infantil e Educação Estética.

 

 

IVANIR

Ivanir Maciel

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1998) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é pesquisador da Universidade do Estado de Santa Catarina, professor efetivo na graduação e pós graduação da Faculdade Municipal de Palhoça e exerce a função de coordenadora do curso de Pedagogia (2015/atual). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de educadores; Alfabetização e Letramento; Literatura infantil, constituição do leitor e processos de criação; Pesquisa em Educação e infância.

 

danielle

Danielle Ferreira Gonçalves

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Pós-graduada em Educação Infantil Séries Iniciais do Ensino Fundamental Ênfase em Educação Especial e Gestão e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã (2008). Atualmente é professora da educação infantil na Prefeitura Municipal de Florianópolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

 

Elisaa

Elisa Maria Machado Lima

Professor do Ensino de Anos Iniciais pelo Colégio Madre Teresa Michel, Criciúma/SC e Graduada em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

20170911_202431

Claudia de Jesus Tietsche Reis

Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Sociedade Antroposófica no Brasil (SAB). Especialista em Pedagogia Waldorf e professora de Princípios Antroposóficos para o curso de Naturologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s