9º SLIJ

IX SEMINÁRIO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL (IX SLIJ)
E V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO LITERÁRIA (V SELIPRAM)

e gostaríamos muito de ter você conosco
para celebrar os 20 anos do evento.


SOBRE A TRANSMISSÃO

Mesas-redondas com diferentes temáticas acontecerão nos três dias,
de 3 a 5 de novembro, com transmissão pelo Canal do Grupo Literalise no YouTube:


ainda dá tempo de fazer SUA INSCRIÇÃO!

O evento terá certificados para participantes
e a inscrição deve ser realizada no link abaixo:

Obs.: Preste bastante atenção nos dados fornecidos
pois serão utilizados na confecção dos certificados.

Para realizar a inscrição, o participante precisa ter o ID UFSC. 
Nesse link você encontrará um tutorial para criar o ID UFSC:


Programação

Sessão de abertura (13h30min às 14h)


Mesa-redonda 1 (14h às 15h30min)

A literatura para infância: diferentes modos de ler

Mediação:
Thiago Alves Valente
UENP-CP (Letras/CRELIT)

Professor Associado de Literatura Brasileira do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), do Campus de Cornélio Procópio (CCP), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Membro dos grupos de pesquisa Crítica e Recepção Literária (CRELIT/UENP) e Leitura e Literatura na Escola (LLE/UNESP). Realiza pesquisa sobre os temas: literatura juvenil, Monteiro Lobato e formação do leitor.

Ângela Balça
Universidade de Évora/CIEC/Portugal

Possui licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas-Estudos Portugueses (FCSH – Universidade Nova de Lisboa, 1990), e doutorado em Ciências da Educação (Universidade de Évora, 2005). É professora auxiliar com agregação na Universidade de Évora e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em assuntos como: educação literária, ensino da língua materna, literatura para a infância e bibliotecas escolares.

Fernando Fraga Azevedo
Universidade do Minho/Portugal

Fernando Azevedo é docente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde é o responsável pela regência de unidades curriculares de pós-graduação nas áreas da Literatura Infantil e Juvenil, Didática e Formação de Leitores.  É coordenador científico do Plano Local de Leitura de Braga. É atualmente diretor do programa de doutoramento em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), bem como do Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ). Tem larga experiência de supervisão de pesquisas de doutoramento em Estudos da Criança / Literatura para a Infância. Pertenceu à Comissão de Especialistas do Plano Nacional de Leitura e hoje integra a sua Comissão de Honra. Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.

Renata Junqueira de Souza
CELLIJ/UNESP/Presidente Prudente

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores.. Atualmente, é professora visitante da Universidade do Minho e professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Também é professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), desde 2015.

Sara Reis da Silva
Universidade do Minho/Portugal

Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Doutora em Literatura para a Infância pela mesma Universidade e Pós-doutorada no mesmo domínio científico pela Universidade de Santiago de Compostela, desenvolve a sua docência e investigação nesta área e em outras correlatas: estudos literários, educação literária, didática da literatura, promoção e mediação de leitura, entre outras. É membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UM). É membro fundador da Associação Galego-Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil – ELOS – e membro nato da Rede Temática “Las literaturas infantiles y juveniles del marco ibérico” (RED LIJMI – http://www.usc.es/lijmi). Integrou a equipa do Projeto Gulbenkian–Casa da Leitura (www.casadaleitura.org). É colaboradora do grupo de pesquisa LITER21 e dos projectos de investigação “Living Among Books” (Erasmus+) e “Géneros poéticos breves e educação linguística e literária” do InED-ESE (Porto). Tem proferido conferências e apresentado comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais. É autora de diversos livros, capítulos de livros, artigos em revistas científicas, entre outros. Em 2020, coordenou a edição do volume Clássicos da Literatura Infantojuvenil em Forma(to) de Livro-Objeto. (Uminho Editora). É co-responsável pela colecção “Vozes e Rostos da Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude” (Tropelias & Companhia)Professora auxiliar na Universidade do Minho (Instituto de Educação). É doutorada em Literatura para a infância pela Universidade do Minho. Desenvolve a sua docência e a sua investigação na área dos estudos literários e, em particular, da literatura de potencial recepção infanto-juvenil. Integra a equipa responsável pelo projecto Gulbenkian.


INTERVALO: Intervenção Cultural


Mesa-redonda 2 (16h às 17h30min)

Literatura e infância(s) e suas múltiplas linguagens

Mediação:
Daniela Segabinazi
UFPB

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Letras e Direito, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB) e dos Cursos de Graduação em Letras (presencial e a distância) da UFPB. Líder do grupo de pesquisa “Estágio, ensino e formação docente” (GEEF – http://www.ufpb.br/geef) e membro do Grupo de Trabalho Literatura e Ensino da ANPOLL. Tem experiência na área de ensino de literatura, estágios de literatura, literatura infantil e juvenil , com pesquisa nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, literatura e ensino, literatura brasileira contemporânea e formação de professores. Tem publicações na área de literatura infantil e juvenil, ensino de literatura e formação de professores.

Flávia Ramos
Universidade de Caxias do Sul

Pesquisadora CNPq. Coordenadora do grupo de pesquisa Linguagem e educação. Doutor em Letras, ênfase em Teoria da Literatura pela PUCRS. Graduada em Letras e em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul. Atua como professora e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul-RS, nos programas de Pós-graduação em Educação e em Letras e nos cursos de graduação em Biblioteconomia, Pedagogia e Letras. Pesquisa em especial temas ligados à leitura, à infância e à literatura. No momento atua em três projetos de pesquisa: “Leitura na contemporaneidade: práticas educativas” (CNPq), “Mediação de leitura literária: análise de instâncias paratextuais em obras selecionadas pelo PNBE” (FAPERGS) e “Ensino de Literatura na Educação Básica: estudo de manuais didáticos” (UNIMONTES).

Jéssica Diogo Bartolomeu
Instituto Politécnico Castelo Branco/Portugal

Nascida em Castelo Branco em 18 de Julho de 1993. Licenciada em Educação Básica pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco.  Mestre em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1° Ciclo do Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Tese de Mestrado defendida em 4 de Maio de 2018 com o tema “O Contributo das Narrativas Visuais para a Aceitação da Diversidade Cultural – Uma Experiência com Crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico” obtendo a classificação de 18 valores.  Professora de AEC no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares.  Gerente pedagógica e administrativa de Centro de Estudos – Mais Génios, em Castelo Branco.

Natividade Pires
Instituto Politécnico Castelo Branco/Portugal

Doutorada  em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra. Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (Portugal).Integra o Centro de Investigação IELT -“Instituto de Estudos de Literatura e Tradição”, da Universidade Nova de Lisboa.  Tem vários livros publicados, assim como artigos em revistas da especialidade, sobretudo na área da Literatura Infantil, Literatura Tradicional, Educação Intercultural e Representações Culturais, áreas nas quais tem também lecionado em licenciaturas e mestrados.  è representante do IPCB na RIUL – Red Internacional de Universidades Lectoras. Tem organizado Congresso e Conferências Internacionais  e pertencido a Comissões Científicas de eventos nacionais e internacionais. Tem feito parte de equipas de Projetos Europeus,  com objetivos de desenvolvimento de competências narrativas, de promoção da leitura e da escrita.

Rosa Maria Hessel Silveira
UFRGS

Licenciada e Mestra em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutora em Educação pela mesma universidade. Realizou estágios pós-doutorais na Universidade de Lisboa e na Universidade Autônoma de Barcelona. É professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFRGS, tendo atuado no PPGEducação por mais de duas décadas. Organizou, entre outras, as obras “Professoras que as histórias nos contam” (ed. DP&A) e “Cultura, poder e educação” (ed. ULBRA),  e é autora, com outros colegas, de ‘A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras’, ed. Moderna, selecionado pelo PNBE-professor-2013. Foi bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq por mais de 15 anos, coordenando pesquisas como  ‘Percursos e representações da infância em livros para crianças – um estudo de obras e de leituras’ e ‘Literatura infantil: um estudo sobre leituras de obras selecionadas com leitores de anos iniciais” . Atualmente é pesquisadora associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO), grupo de pesquisa registrado no CNPq.

Teresa Mendes
Instituto Politécnico de Portalegre/Portugal

É doutorada em Estudos Literários/ Literatura Comparada pela Universidade de Lisboa, e Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre. Integra o Centro de Estudos Comparatistas (CEComp) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e é membro da Direção da Associação Portuguesa de Literatura Comparada (APLC). Integra vários projetos, de que se destacam “Aesthetic of memory and emotions” (CEComp) e ALL Junior UBUNTU.  É membro de equipas editoriais de diversas revistas internacionais e de Comissões científicas de Congressos nas áreas da Literatura e da Educação. Tem desenvolvido investigação a nível nacional e internacional nas áreas da Literatura Comparada, da Literatura para a Infância e Juventude e da Educação Literária, sendo autora de diversos artigos, livros e capítulos de livros nesses domínios.


INTERVALO: Intervenção Cultural

Mesa-redonda 3 (18h30min às 20h)

Produtos culturais para crianças e jovens e a temática da cultura africana, afro-brasileira e indígena

Mediação:
Leandro Passos
Instituto Federal do Mato Grosso do Sul

Professor de Português do Instituto Federal. Realizou estágio pós-doutoral pela UNESP de São José do Rio Preto (2018-2020), investigando a cultura iorubá e banto nas obras de Conceição Evaristo. Participa dos Grupos de Pesquisa: Vertentes do Fantástico na Literatura, Gênero e Raça da UNESP, e Criminologia: diálogos críticos (UEMS-Paranaíba), todos cadastrados no CNPq. Possui artigos publicados na área de Letras e de Educação voltados à Educação das Relações Étnico-raciais e à correspondência entre as linguagens. É sócio da ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

Débora Araujo
UFES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Letras – Português/Inglês (2003) pela Universidade do Estado do Paraná, Campus de Paranavaí. Professora de Educação das Relações Étnico-Raciais no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ambos da Ufes. Coordena o LitERÊtura – Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias. Realiza pesquisas nas áreas de literatura infantil; educação e relações étnico-raciais; educação e diversidade; práticas pedagógicas; Análise Crítica do Discurso.

Iara Tatiana Bonin
ULBRA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília – UnB (1999). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Desenvolve estudos e orienta teses e dissertações que tratam das pedagogias e políticas da diferença, com foco na temática indígena, na literatura infantil e nos estudos surdos. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ 2). Integra o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) e o Grupo de pesquisa Cultura e Educação, do PPGEDU ULBRA.

Maria Anoria Jesus de Oliveira
UNEB

Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (2010), com estágio sanduíche/CAPES (Moçambique/Maputo), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2003), Especialização em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, Graduação em Letras (PUC-SP) e Pós-doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bolsista CNPq (2015). Prof. permanente do Programa de Pós Graduação em Crítica Cultural (Pós Crítica/UNEB) e do curso de Letras (UNEB),  com orientações na graduação, no mestrado e no doutorado no campo de formação. Tem publicações sobre o campo de pesquisa. Atua, principalmente, com os seguintes temas: Literatura infanto-juvenil brasileira, moçambicana e angolana; formação de educadores/as para as relações étnico-raciais, antirracismo, educação (Lei 10.639/03). Tem coordenado projetos no campo da Literatura e Cultura Afro-Brasileira e Africana, abrangendo: ensino, pesquisa e extensão. É líder do grupo de Pesquisa: Letramentos, Identidades e Formação de Professores (as). É uma das coordenadoras da área Literatura, Linguagens e Artes da Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros (as) – ABPN.

Paulo Vinicius Baptista da Silva
UFPR

Possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996), Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), Pós-Doutorado em Análise Crítica do Discurso na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona, 2014). Tem larga experiência em pesquisas em rede, com atuação como pesquisador ou como coordenador em projetos regionais nacionais (entre os quais Educação e relações ético-raciais: o Estado da Arte, 2015-2018) e internacionais (entre os quais Racismo e Discurso na América Latina, 2005-2010). É fundador e editor da Journal of African and Afro-Brazilian Studies. Atualmente é bolsista produtividade 2 do CNPQ, é Superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD- UFPR) e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPR) e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR).


INTERVALO: Intervenção Cultural


Mesa-redonda 4 (20h15min às 21h45min)

Literatura infantil e juvenil contemporânea: estudo das mídias, linguagens e tecnologia

Mediação:
Elisa Maria Dalla-Bona
UFPR

Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (1990). Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (2012). Pós-doutorado (2018/2019). Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná (1991 – atual). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (UFPR) (2014 – atual). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPR) (2020 – atual). Vinculada ao Grupo de Pesquisa Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades. Participou do projeto de promoção da leitura na Escola Estadual João Gueno (PR), vencedor do prêmio VIVALEITURA/2014, promovido pelos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Realizou estágio de setembro/2010 a fevereiro/ 2011, no Institut National de Recherche Pédagogique, INRP, Lyon, França. Atua principalmente nos seguintes temas: letramento literário, leitura e escrita literária na educação infantil e anos iniciais do EFI, literatura infantil.

Alice Atsuko Matsuda
UTFPR – Campus Curitiba

Possui Graduação em Letras Anglo Portuguesas e Especialização em Letras-Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Letras – Literatura e Ensino – pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Doutorado em Letras – Estudos Literários – pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Em junho/2018 finalizou o estágio Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra, com auxílio Capes, integrando o Grupo de Investigação Mediação Digital e Materialidades da Literatura. É professor Adjunto 1 – da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL).É líder do Grupo de Pesquisa LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: ANÁLISE LITERÁRIA E FORMAÇÃO DO LEITOR (UTFPR-CT); vice-líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Design de Artefatos para Crianças e Jovens no Mundo Digital (UFSC). Participa também como membro do GT LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, da ANPOLL; dos Grupos de Pesquisas RELER – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Leitura (PUC – Rio) e do Grupo de Pesquisa Literatura e Cultura Contemporânea (ULBRA). Tem experiência nas áreas de Letras e de Jornalismo com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, Metodologia e Prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, Educomunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura infantil e juvenil; Lygia Bojunga Nunes; Leitura e literatura na escola; Literariedade e formação do leitor – Método Recepcional; Metodologia e prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura; Análise literária; Literatura brasileira e literatura e mídia na escola.

Edgar Kirchof
Ulbra

Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha (2005). É bolsista produtividade pelo CNPq, membro do CA de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS e editor da Revista Textura. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e como docente no Curso de Letras. Seus principais temas de pesquisa são as relações entre a Literatura, a Cultura Digital e a questão das Diferenças, com foco na Literatura infanto-juvenil. Atua nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, Semiótica, Estudos Culturais e Educação.

Fabiane Verardi
UPF

Possui graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1991), Mestrado em Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), Doutorado em Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra (2019). Atualmente é professora Titular III da Universidade de Passo Fundo, no curso de Letras, no Programa de Pós-Graduação em Letras e Coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo. Desenvolve projetos na linha de pesquisa de Leitura e Formação de Leitor, focalizando seus trabalhos na questão da leitura na escola, metodologias de ensino da literatura infantil e juvenil. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Sobre Ensino de Literatura.

Hércules Toledo
UFOP

É Doutor em Educação (ou Ph. D.) – área Educação e Linguagem – pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2002); Mestre em Letras: Estudos Linguísticos pela UFMG (1996); e graduado em Letras/Português pela UFMG (1989). Fez estágios científicos avançados de pós-doutoramento (Pós-Doc) na York Univeristy, em Toronto, no Canadá, no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018, e na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, no primeiro semestre de 2007. Atualmente é professor associado do Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD, da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, área de Letramento, Alfabetização e novas tecnologias para a formação do professor, e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. É líder do Grupo de Pesquisa MULTIDICS – Multiletramentos e uso das TDIC na Educação. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Multiletramentos, Letramento Literário, Letramento Digital, Letramento Acadêmico, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Metodologia da Pesquisa Científica em Educação e Letras, Iniciação à Pesquisa Linguística, dentre outras disciplinas, em cursos de Letras, Pedagogia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda (experiência de 19 anos no Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH), e Pedagogia, Ciência da Computação e Engenharia de Minas (esses últimos, atuando como professor de disciplinas de Ensino e Aprendizagem de Linguagem e Prática de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, na UFOP). Tem experiência de orientação de mestrado, de trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização, nas mesmas áreas, além de diversas participações em bancas de mestrado e doutorado, na UFOP, UFMG, UFJF, UFV, UNESP e em outras instituições públicas de ensino superior. Tem livros e capítulos de livros publicados e organizados sobre leitura, leitura literária, psicolinguística e tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de linguagem, além de publicações em periódicos (revistas acadêmicas) e eventos nacionais e internacionais. Atuou como coordenador pedagógico do Pró-Letramento e do PNAIC-UFOP.


INTERVALO: Intervenção Cultural

Mesa-redonda 5 (13h30min às 15h30min)

A literatura juvenil e a dinâmica cultural contemporânea

Mediação:
Eliane Galvão
UNESP/FCL Assis

Graduada, com mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita UNESP, Campus de Assis, Estado de São Paulo, com linha de pesquisa em Literatura e Vida Social, na área de Literaturas de Língua Portuguesa. Possui experiência nas áreas de Literatura, Leitura e Ensino, com ênfase em Formação do Leitor. Temas de pesquisa mais recorrentes: leitura, literatura infantil e juvenil, e formação de leitores. Professora assistente doutora na graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras FCL da UNESP, Campus de Assis-SP. Membro dos Grupos de Pesquisa: Leitura e Literatura na Escola (UNESP – Assis – SP); Literatura Infantil e Juvenil: análise literária e formação do leitor (UTFPR – Curitiba – PR); RELER – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Leitura (PUC – Rio). Vice-coordenadora do GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, junto a ANPOLL.

Alice Aurea Penteado Martha
UEM

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1969), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988) e doutorado em Letras Assis pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995). Atua como professor permanente no Curso de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, sociologia da leitura, literatura infantil, literatura brasileira. É votante, desde 2005, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, Coordenadora do Centro de Estdos de Literatura, leitura e escrita: história e ensino – CELLE, certificado pelo CNPq/UEM; participa do Grupo de Pesquisa Leitura e Literatura na Escola, que congrega professores de diversas universidades do país. Foi coordenadora do GT de Leitura e Literatura Infantil e Leitura, da ANPOLL, de 2010 a 2014.

João Luís Ceccantini
UNESP/FCL Assis

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/ Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1987), onde também realizou seu mestrado (1993) e doutorado em Letras (2000). Atualmente é professor assistente doutor da UNESP, instituição em que trabalha desde 1988. Atua junto à Disciplina de Literatura Brasileira, desenvolvendo pesquisa principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, leitura, formação de leitores, literatura e ensino, Monteiro Lobato e literatura brasileira contemporânea de um modo geral. É coordenador do Grupo de Pesquisa Leitura e Literatura na Escola, que congrega professores de diversas Universidades do país. Foi coordenador do Grupo de Trabalho da ANPOLL Leitura e Literatura Infantil e Juvenil. É votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. Tem realizado diversos projetos de pesquisa aplicada, voltados à formação de leitores e ao aperfeiçoamento de professores no contexto do Ensino Fundamental. Nos últimos anos, também tem desenvolvido alguns projetos para a Editora UNESP.

Vera Teixeira de Aguiar
Pesquisadora do CNPq

Doutora em Letras, área de concentração em Teoria da Literatura, Professora Titular aposentada da PUCRS, onde lecionou, nos níveis de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado, as disciplinas de Leitura de Autores Brasileiros, Sociologia da Leitura, Literatura Infantil e Construções Simbólicas, Literatura Juvenil, Arte e Sistema Cultural e Literatura e Ensino. Desenvolve pesquisas nessas áreas, salientando o lugar da literatura na vida social e sua interação com outras linguagens. É autora, dentre outros livros, de que livro indicar? Interesses do leitor jovem; Marcelo Gama; O verbal e o não verbal; autora com Maria da Glória Bordini do livro Literatura: a formação do leitor; autora do livro Era uma vez… na escola: formando educadores para formar leitores, no qual coordena sua equipe de pesquisa; organizadora de livros em parcerias, como Teclas e dígitos – leitura, literatura e mercado; Heróis contra a parede: estudos de literatura infantil e juvenil; Conto e reconto: das fontes à invenção; Poesia infantil juvenil brasileira: uma ciranda sem fim; Literatura infantil e juvenil: leituras plurais, autora de artigos em periódicos científicos e livros nacionais e internacionais e e-books. Pesquisadora do CNPq, desenvolve o projeto Literatura juvenil brasileira: a constituição do objeto, suas modalidades narrativas e proposta metodológica de leitura através da construção de base de dados digital? (2013-2016).


INTERVALO: Intervenção Cultural


Mesa-redonda 6 (16h às 18h)

Literatura infantil e juvenil: múltiplas linguagens e ensino

Mediação:
Silvana Augusta Barbosa Carrijo
UFG

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão (1995), Mestrado em Letras e Lingüística (2003), Doutorado em Letras e Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2009), sob orientação da Profa. Dra. Maria Zaira Turchi e Pós-Doutorado na UNESP/ Faculdade de Ciências e Letras de Assis (2014), sob supervisão do Prof. João Luís Ceccantini. Como parte das atividades de doutoramento, realizou Estágio de Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris-Fr, sob supervisão do Prof. Jacques Leenhardt. Como parte das atividades de pós-doutoramento, realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Santiago de Compostela-ES, sob supervisão da Profa. Dra. Blanca-Ana Roig Rechou. É Professora Associada da Universidade Federal de Goiás – Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística – Regional Catalão, atuando nos cursos de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (Mestrado e Doutorado). Coordenou, de março de 2018 a abril de 2019, a Editora Letras do Cerrado (Regional Catalão-UFG). Integra, na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL), o GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil. É membro pesquisadora dos Grupos de Pesquisas cadastrados no CNPq, Leitura e Literatura na Escola (UNESP/Assis) e A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas (UERJ). É membro colaboradora externa do Grupo Liter 21 – Literatura Gallega. Literatura Infantil Y Juvenil. Investigaciones literarias, artísticas, interculturales y educativas (Universidade de Santiago de Compostela-ES). É autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais especializados. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil; literatura juvenil; imaginário, ficção, memória, literatura de autoria feminina, gênero (gender).

Diógenes Buenos Aires
UESPI

Possui graduação em Letras/Português (UESPI), Especialização em Leitura e Produção de Textos (PUCMinas), Mestrado e Doutorado em Letras (PUCRS/CAPES). Realizou estágio de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES/UPF). Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPI. Coordenador do Grupo de Pesquisa LLER – Literatura, Leitura e ensino (CNPq/UESPI). Integrante do GT Leitura e Literatura infantil e juvenil da ANPOLL, da RELER e do Grupo de Pesquisa A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas (UERJ). Autor dos livros As crianças contam as histórias: os horizontes dos leitores de diferentes classes sociais (Edufpi), que recebeu o selo de Altamente Recomendável pela FNLIJ, e A adaptação literária para crianças e jovens: Robinson Crusoé no Brasil (Edufpi/CRV). Organizou em parceria os livros Ensino de Literatura no contexto contemporâneo (Mercado de Letras), Literatura Infantil e Juvenil: olhares contemporâneos (Mercado de Letras), Quando se lê a literatura infantil e juvenil, o que se lê? Como se lê? (Bonecker), Estudos de Gênero e a Literatura para Crianças e Jovens: um diálogo pertinente (EDUCS).

José Nicolau Gregorin Filho
USP

Possui graduação em Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1987), Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Na Universidade de São Paulo, é professor da Área de Literatura Infantil e Juvenil do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa; foi Assessor Técnico de Gabinete da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Atuou como professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Foi professor e orientador do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) em Rede Nacional; Foi Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e do Centro Universitário Maria Antonia, ambos da USP. Assessor do Núcleo Técnico de Currículo (Salas e Espaços de Leitura) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Maria Zilda da Cunha
USP

Professora doutora na Universidade de São Paulo; pós-doutorado em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal (2018) e Pós-doutorado em Ciências, Educação e Humanidades pela UER (2016); Doutora em Letras, Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa – pela Universidade de São Paulo (2002); Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Sra. do Patrocínio (1977), em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (1973), em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), com pós-graduação em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapiense (1989), especialização em Psicomotricidade pelo Instituto GAE (1991). Coordenadora da área de Literatura Infantil e Juvenil FFLCH/USP. Líder do grupo de Pesquisa: Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens (CNPQ), vinculado à Universidade de São Paulo. Conselheira editorial das seguintes revistas: Revista Crioula, Revista Via Atlântica, Revista de estudos de linguística e literatura: tópicos de linguagem; Revista Literartes. Tem experiência nas áreas semiótica e ciências cognitivas, com ênfase nos estudos de processos de aquisição da linguagem pela criança; produção destacada nos estudos comparados de Literatura e outras artes e literatura e novas tecnologias. Desenvolve junto à pró-reitoria de pesquisa e extensão, como coordenadora responsável, o projeto de extensão universitária Diálogos Híbridos na formação do leitor literário: teoria, prática e experimentação. Desenvolve junto a alunos de graduação e comunidades escolares o projeto Criança e Linguagem: a leitura em intertextos de autoria e recepção. Pesquisadora do CNPq.


INTERVALO: Intervenção Cultural

Mesa-redonda 7 (18h30min às 20h)

Novas velhas histórias: a tradução dos clássicos da literatura infantil e juvenil

Mediação:
Marie-Hélène Catherine Torres
UFSC

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina onde atua na graduação em Língua e Literatura Estrangeiras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. Atua também como docente permanente na Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Ceará (POET/UFC) desde 2018. Tem atividades de pesquisa, docência e extensão na área de Letras, sobretudo em Estudos da Tradução (teoria e história da tradução, literatura nacional e literatura traduzida, literatura de língua francesa traduzida no Brasil, Literatura brasileira traduzida em francês e Literatura Comparada. Possui Doutorado Pleno (com bolsa de 4 anos do CNPq) em Estudos em Tradução – Katholieke Universiteit Leuven (1997-2001), Mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e Licenciatura Dupla Português-Francês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Realizou Pós-Doutorado, com bolsa CAPES pela Universidade de Minas Gerais (2011-2012) e com bolsa CNPq na Université de Bordeaux Montaigne (2019-2020).

Angelica Micoanski Thomazine
UFSM

Professora no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da UFSM, com graduação em Letras pela Unioeste e mestrado e doutorado em Estudos da Tradução na Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) pela UFSC. Suas principais pesquisas são na área de Tradução Literária, com ênfase na tradução comentada e de literatura infantil nonsense. Atualmente atua no Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabeOn) e em grupos de pesquisa de tradução e de ensino de língua estrangeira.

Dirce Waltrick do Amarante
UFSC

Ensaísta, tradutora e escritora. Professora do Curso de Artes Cênicas da UFSC e do Curso de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (UFSC). Tem livros publicados na área de tradução, teoria literária, teatro e literatura infantil e juvenil. Coedita o Jornal de Arte e Cultura (ISSN 2237-0617) – Qualis B4. Com Vitor Alevato do Amaral, lidera o grupo de pesquisa Estudos Joycianos no Brasil. É membro do Núcleo de Pesquisa de Estudos sobre Samuel Beckett (USP). É colunista do blog da Editora Iluminuras (São Paulo). Organiza o Bloomsday de Florianópolis, com o prof. Sérgio Medeiros (UFSC) e com a profa. Clélia Mello, desde 2002.

Fernanda Coutinho
UFC

Professora Associada IV da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (2004). Entre 2009 e 2010, realizou estágio pós-doutoral na área de Literatura Comparada, junto à UFMG e à Université de la Sorbonne – Paris 4, sob a supervisão, respectivamente, das professoras Maria Ester Maciel de Oliveira Borges e Véronique Gély, enfocando o tema Crianças e Animais na obra de Graciliano Ramos. Atuou, de setembro/2009 a fevereiro/2010 como pesquisadora convidada do Centre de Recherche en Littérature Comparée, ligado à Universidade de Paris – Sorbonne – Paris 4. Pós-doutora em Literatura Comparada (2015, UFMG), com pesquisa sobre Animais e suas significações na Literatura Infantil Contemporânea. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Infância, Literatura Infantil, Zooliteratura Infantil e Ecocrítica.


INTERVALO: Intervenção Cultural

Mesa-redonda 8 (13h30min às 15h30min)(Horário brasileiro)

Livro-objeto

Mediação:
Juliana Pádua
Mackenzie SP

Membro dos grupos de pesquisas “Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens” (USP), “O discurso pedagógico de Paulo Freire: uma leitura” (UPM), e “Literatura Infantil e Juvenil” (UNIFESSPA). Doutoranda em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), mestre em Letras pelo programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP), especialista em Literatura e Artes Visuais (UNIFEV) e graduada em Letras (FEF). Nos últimos 20 anos, tem se debruçado sobre a  literatura para infância e juventude e seus diálogos com as artes visuais, as mídias e as tecnologias, bem como com ateliê de linguagens. Já atuou como resenhadora na Biblioteca Monteiro Lobato, arte-educadora nas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (POIESIS) e docente no Ensino Superior. Na Educação Básica, lecionou por 17 anos em escolas públicas e privadas, onde também coordenou projetos de investigação e orientou monografias nos seguintes eixos: artemídia, intersemioticidade, leitura de imagens, literatura comparada, produção midiática, transmidiação, entre outros. Em São Paulo, trabalhou nos Colégios São Domingos e Elvira Brandão, referências em educação progressista. Coautora de mais de 20 livros teóricos, atualmente, Juliana Pádua é formadora de professores, consultora pedagógica, arquiteta de projetos e curadora de livros infantis.

Ana Margarida Ramos
Universidade de Aveiro/Portugal

Doutora em Literatura e professora catedrática do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde leciona disciplinas da área da Literatura Portuguesa e da Literatura para a Infância em cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Orientou estudantes de Doutoramento e de Mestrado e organizou vários Congressos e eventos científicos nacionais e internacionais, incluindo, em 2015, o The Child and The Book – Fractures and Disruptions in Children’s Literature (Universidade de Aveiro). Foi conferencista convidada em dezenas de congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais, tendo lecionado igualmente cursos em Universidade portuguesas e estrangeiras. É autora e/ou coautora de livros, capítulos de livros e de artigos em revistas internacionais publicados em português, inglês e espanhol. Editou e organizou vários livros temáticos. É membro de vários projetos nacionais e internacionais e redes de pesquisa em Portugal, Espanha e América Latina.

Cláudia Pereira Sousa
Universidade de Évora/Portugal

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade Nova de Lisboa (1989); mestre em Literatura Comparada, pela Universidade Nova de Lisboa (1994). Doutora em Literatura Portuguesa e agregada em Literatura pela Universidade de Évora (2000). Desde 1990 é docente na Universidade de Évora e investigadora no CIDEHUS-UÉ (Centro Interdisciplinar da Universidade de Évora). Investiga e publica na área da Literatura e Cultura, também para a Infância e Juventude.

María Isabel Mociño González
Universidade do Vigo/Espanha

Doutora em Filologia pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha. É professora do Departamento de Didática Especial da Universidade de Vigo/Espanha, onde leciona disciplinas da área de Didática e da Língua e Literatura. Integra grupos de ensino e inovação, como EducAcción e Innova, e redes de pesquisa, como Rede Temática de Investigación Las Literaturas Infantiles e Juvenis do Marco Ibérico e Ibero-americano (LIJMI) e A LIX Angloxermana e sua tradução. Participa ativamente em grupos como a ANILIJ (Associação Nacional de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil), ELOS (Associação Galego-Portuguesa de Investigação em Literatura Infanto-Juvenil) ou a Associação de Escritores e Escritores de Língua Galega (AELG). Participou em inúmeros encontros científicos nacionais e internacionais e publicou monografias e estudos em coletivos de livros, revistas e periódicos sobre literatura galega, hábitos de leitura e literatura infanto-juvenil.


INTERVALO: Intervenção Cultural


Mesa-redonda 9 (16h às 18h)

Contação de histórias

Mediação:
Rosane Cardoso
FURG

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com pós-doutorado pela Universidade de Granada/Espanha. É professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC. Atua nas áreas de Leitura e Infância e narrativas de língua espanhola.  Como pesquisadora, trabalha com os temas: Memória, violência e narrativas de si. Participa do GT da ANPOLL Leitura e Literatura infantil e juvenil. Atualmente, é professora-visitante na Universidade do Rio Grande/FURG.

Gilka Girardello
UFSC

Possui graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado interdisciplinar em Ciências Humanas pela New School for Social Research de Nova York (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998). Realizou pós-doutorado no Programa de Educação Urbana da City University of New York (Pesquisadora Visitante/Fulbright/CAPES 2010/2) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (2011/1). Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, dentro da Linha Educação e Comunicação. Coordena o Núcleo Infância, comunicação, cultura e arte e pesquisa principalmente os temas ligados à relação cultura e infância, especialmente a narração oral de histórias.

Ilsa do Carmo Vieira Goulart
UFLA

Estágio pós-doutoral em educação literária pela Universidad Autónoma de Barcelona. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2009), na Área: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Especialista em Psicopedagogia pela UCB (2005). Graduada em Letras, pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (1997). Professora Adjunto do Departamento e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: história da literatura didática brasileira, cultura material escolar, leitura, livro, leitor, alfabetização e práticas de leitura e narração de histórias. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE) e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Leitura e Cultura Escrita, da Universidade Federal de Lavras.


Rosemary Lapa de Oliveira
UNEB

Pós-doutorado em Contação de Histórias, Doutora em Educação e Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gramática e Texto pela Universidade Salvador. Licenciada em Letras Vernáculas com Inglês e Literaturas pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente professora Titular DE do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC, coordenando a pesquisa CONSTITUIÇÃO DE LEITORES. Atuou no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS (2016-2018) e no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA (2016-2018). Atuou no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da Universidade Federal da Bahia (2010 – 2016), na condição de bolsista FNDE. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias GPELCH e vice-líder do grupo de pesquisa Formação e Infância, Linguagens e EJA – DEDC I – UNEB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, enleituramento, leitura, contação de histórias, escrita, análise de discursos, formação de professores de língua portuguesa e inglesa. Escritora de livros e artigos acadêmicos e textos literários.

INTERVALO: Intervenção Cultural


Encerramento


COMISSÃO ORGANIZADORA

Eliane Santana Dias Debus (UFSC) (Presidente da Comissão Organizadora)

Maria Laura Pozzobon Spengler (UDESC)

Nelita Bortolotto (UFSC)

Chirley Domingues (UNISUL)

Caroline Machado (UFSC)


COMISSÃO EXECUTIVA

Fabiana Lazzari (UCS)

Lilane Maria de Moura Chagas (UFSC)

Rosilene K. da Silveira

Zâmbia Osório dos Santos (UFSC)


COMISSÃO CIENTÍFICA

Ana Margarida Ramos (Universidade de Aveiro/Portugal) 

Alice Atsuko Matsuda (UFTPR/Curitiba)

Alice Aurea Penteado Martha (UEM)

Ângela Balça (Universidade de Évora/Portugal)

Caroline Machado (UFSC)

Chirley Domingues (UNISUL)

Claudia Pereira (Universidade de Évora/Portugal)

Daniela Segabinazi (UFPB)

Débora Cristina de Araujo (UFES)  

Diana Navas (PUC/SP)

Dirce Waltrick do Amarante (UFSC/SC)

Diógenes Buenos Aires de Carvalho (UESPI/PI)

Edgar Roberto Kirchof (ULBRA/RS)

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira (UNESP/Assis)

Eliane Santana Dias Debus (UFSC)

Elisa Maria Dalla-Bona (UFPR)

Fabiana Lazzari Lorenzet (UCS)

Fabiane Verardi (UPF/RS)

Fernanda Coutinho (UFC)

Fernando José Fraga Azevedo (Universidade do Minho/Portugal)

Felicia Fleck

Flávia Brocchetto Ramos (UCS)

Gilka Girardello (UFSC/SC)

Hércules Tolêdo Corrêa (UFOP/MG)

Iara Tatiana Bonin (ULBRA/RS)

Ilsa do Carmo Vieira Goulart (UFLA/MG)  

Isabel Mociño-González (Universidade do Vigo/Espanha)

Jeferson Santana (UFES)

João Luís Ceccantini (UNESP/FCL Assis)

José Nicolau Gregorin Filho (USP)

José Hélder Pinheiro Alves (UFCG/PB)

Juliana Pádua Silva Medeiros (Mackenzie/SP)

Leandro Passos (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul)

Lilane Maria de Moura Chagas (UFSC)

Maria Anória de Jesus Oliveira (UNEB)

Maria Laura Pozzobon Spengler (UDESC)

Maria Zilda da Cunha (USP)

Marie Helene Catherine Torres (UFSC)

Natividade Pires (Instituto Politécnico Castelo Branco/Portugal)

Nelita Bortolotto (UFSC/SC)

Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR)

Regina Michelli (UERJ)

Renata Junqueira de Souza (UNESP/Presidente Prudente)

Rosa Hessel (UFRGS)

Rosemary Lapa de Oliveira (UNEB)

Rosilene K. da Silveira

Sara Reis da Silva (Universidade do Minho/Portugal)

Silvana Augusta Barbosa Carrijo (UFG)

Teresa Mendes (Instituto Politécnico de Portalegre/Portugal)

Thiago Alves Valente (UENP-CP (Letras/CRELIT))

Vera Teixeira de Aguiar (Pesquisadora do CNPq)

Zâmbia Osório dos Santos (UFSC)


NÚCLEOS DE PESQUISA


INSTITUIÇÕES PARCEIRAS